2014 | As Cores da Escuridão

O ano de 2014 foi de grandes mudanças para o grupo. A Alma Ópera Rock monta sua primeira peça própria, com a dramaturgia textual elaborada em conjunto com os participantes do grupo; apresentou um tema de difícil realização social e que ainda gera muitas dúvidas sobre como tratar com as pessoas: a esquizofrenia. Aproveitou as músicas do álbum Colours of the dark, de Tarja Turunen, para compor as coreografias. Teve palestras com psicólogos, momentos de reflexão e de filmes que aproximassem o grupo para a composição de As cores da escuridão. A peça foi trabalhada para o Festival Art in Vento (Osório/RS), ocasião na qual venceu sua primeira disputa e teve seis indicações para premiação. Após isso, toda a atenção foi direcionada para a finalização do espetáculo para a temporada de novembro no Teatro Bruno Kiefer, localizado na Casa de Cultura Mário Quintana. Como último evento do ano, o Instituto Santa Luzia recebeu a peça e montou um bate-papo com os atores, destacando a vivência do que foi apresentado.
As cores da escuridão narra a conversa de Sérgio com duas psicólogas, em que tentam remontar a vida de Hugo, seu filho, que cometeu suicídio tempos antes. Num ambiente de divagações, medos, descobertas e perdas, os personagens mostram ao público que o cuidado ainda deve existir nas relações humanas, de forma que erros cometidos por nós não tragam consequências tão tristes para a vida de qualquer um.

Texto: Júlia Losina, Lídia Stroschoen, Léo Cruz, Lucas de Melo Bonez (org.), Natália Wingen, Ricardo Silva e Vinícius Fratin.

Elenco: Henrique Garcia, Vinícius Fratin, Ricardo Silva, Maria Schwertner, Maitê Vilela, Gabriela Rodrigues, Luiz Porto, Isadora Viegas, Lídia Stroschoen, Débora Sant’Anna, Julia Losina.

Preparação inicial de elenco: Guadalupe Casal.

Coreografia: Mainô Prates.

Direção Cênica: Maíra Prates.

Direção Geral: Lucas de Melo Bonez.

Peça selecionada para Festival Art In Vento (Osório/RS)
Sete indicações para premiação (melhor atriz coadjuvante para Maria Schwertner e Maitê Vilela, melhor ator coadjuvante para Ricardo Silva, melhor iluminação, melhor cenário e melhor peça)
Vencedor de Melhor Iluminação

Apresentação realizada no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre/RS) no dia 25 de novembro de 2014.

Apresentação no Instituto Santa Luzia (Porto Alegre/RS) no dia 11 de dezembro de 2014.